Amanhã
“Governo não sabe se poderá manter a promessa de aumentos salariais de 1% na função pública (2021) ”
Lusa e Público | 29.03.20
O quotidiano que, hoje, nos algema à incerteza, à dúvida, ao desconforto, ao sobressalto, que nos desprende de um sonho, mau, e nos devolve a vigília, a consciência, de que o dia, um novo dia, nascerá, e com ele, o sol, a luz, e as sombras, subestimadas, ofuscadas, pela luz, aconchegante, brilhante, estimulante, para o dia, o novo dia, de esperança, incerteza e dúvida.
Os dias que, hoje, nos subtraem a liberdade e nos impõem somas, de investimento, prioritário e urgente, (des)controlado e adequado, ao combate, que nos alista, a todos, e por todos, divide atenção e cuidado, na efetivação de uma decisão que nos orgulha, compromete, solidariza e remete, para a assunção da condição de cidadão, assumido e casado com a nação.
Os dias que, hoje, adicionam dívida, à dívida, numa sucessão de parcelas com as quais declaro, declaramos, todos, certa, absoluta e inequivocamente concordar, mas que, adicionadas, deixarão uma soma que, todos, absolutamente todos, teremos de assumir e pagar, não permitindo, hoje, projetar uma circunstância harmonizável com a expectativa, legítima, justa e outorgável, mas reconhecidamente, por força da situação e, conjuntura atual, improvável de, amanhã, poder ser realizável.
A solidariedade que, hoje, nos aproxima e convoca, para manifestações, criativas, emotivas, justas e partilháveis, tem de nos acompanhar, no futuro, próximo, num exercício de cidadania, de orgulho, e reconhecimento pelo esforço, hercúleo, para o qual, hoje, estamos alistados.
Observação: Julgo que a situação determinará a adoção de medidas mais extensas, não obstante as decisões do BCE e da CE, que, na minha opinião, não poderão traduzir, o “simplismo”, das adotadas em 2005 e 2011, cujo resultado agravaria o que, já hoje, se pode ler das conclusões do Inquérito à Situação Financeira das Famílias, publicado na Revista dos Estudos Económicos do BP. (tenciono voltar ao tema).
Jorge Manuel Ventura
Professor
______________________
Foto: Do ilustrador Igor Morski








